ESPORTE E FUNÇÃO
A prática de esportes equestres está associada ao potencial funcional dos cavalos.
Cada modalidade permite avaliar diferentes aptidões, identificando as principais vocações de cada indivíduo.
A participação em provas nos dá parâmetros de desempenho relativos que ajudam no direcionamento dos treinos.
Colocamos sempre em primeiro lugar a busca por uma equitação correta, preservando a integridade física e emocional dos cavalos.
Funções Rurais
A maioria dos cavalos V8 são Mangalarga Marchador, uma raça brasileira que se desenvolveu nas fazendas, portanto as aptidões mais presentes são aquelas ligadas às funções rurais, um típico cavalo de lida e trabalho nas lavouras.
Equitação de Trabalho
Esta modalidade é muito completa em termos de avaliação das habilidades dos cavalos.
É composta por 3 provas, sendo a primeira delas, chamada de ensino, uma apresentação de adestramento, onde se avalia a boa equitação, a passo, trote e galope, inclusive nas transições entre esses andamentos, e na realização de figuras como círculos, serpentinas, “oitos”, etc. A segunda prova, chamada de maneabilidade, consta de uma pista com obstáculos naturais que representam situações possíveis de acontecer durante um trabalho de campo no dia a dia rural. A terceira prova, chamada “velocidade”, é realizada na mesma pista da maneabilidade, porém “contra o cronômetro”.
Gostamos muito dessa modalidade, porque permitir a participação mesmo de iniciantes. Isso incentiva a boa formação e a evolução contínua dos conjuntos cavalo-cavaleiro.
Enduro
O enduro é uma prova onde se percorre longas distâncias em terrenos naturais. É uma modalidade equestre onde a resistência e a capacidade de lidar com situações imprevistas são bem testadas.
Gostamos de levar nossos cavalos estreantes para as provas de regularidade, onde as distâncias são menores, entre 20 e 40 km, e a velocidade média é bastante adequada para os Mangalarga Marchadores, sendo em média entre 9 e 11 km/h.
Assim os cavalos aprendem a embarcar e desembarcar dos caminhões, a andar por trilhas desconhecidas e a conviver com diferentes cavalos.
Ao final, na passagem pelo vet check, além de se avaliar a condição física dos cavalos, também se testa a aceitação tranquila de humanos por parte deles durante os exames.